Definição de Logotipo
July 18, 2017

Definição de Logotipo

O que é considerado um logotipo, ou logótipo?

O Logotipo, ou logo, é um conceito que deriva da área da comunicação, publicidade, marketing ou mais especificamente do branding, e que consiste na representação visual ou gráfica que por sua vez identifica uma marca, uma empresa ou uma instituição.

O logotipo tem como objetivo principal, diferenciar uma marca das outras entidades, nomeadamente dos seus concorrentes, criando desta forma uma ligação o mais coerente e consistente com os seus consumidores / clientes e potenciais consumidores / clientes.

A criação e design de logotipos por profissionais da área (designers gráficos ou brand designers) é essencial para qualquer empresa, sendo que para o efeito não basta ser apenas e só visualmente agradável, o logotipo deverá significar alguma coisa que tenha uma ligação lógica com a empresa / entidade. Para isso acontecer, a criatividade é um elemento essencial, sendo que as cores, as formas e as letras (lettering) introduzidas e trabalhadas no logotipo devem ser objecto de ponderação e reflexão.

Com o passar do tempo, naturalmente que o logotipo de uma marca ou empresa pode e deve mudar e ser modernizado, por forma a se adaptar à evolução do mercado e/ou a uma nova filosofia, uma nova mentalidade ou uma diferente forma de atuação da empresa.

Share:

Author
Paulo Taveira

CEO da Designarte