Logótipo, uma controvérsia antiga
Julho 18, 2017

Logótipo, uma controvérsia antiga

Controversia à volta da terminologia Logotipo

Este é um assunto que continua a ser particularmente controverso e que causa algumas discussões na comunidade dos designers e homens de marketing / branding. Há ainda uma enorme confusão à volta dos termos que designam a imagem que caracteriza ou identifica uma empresa, um produto ou um serviço.

Seja esta um símbolo (emblema), um lettering ou a conjugação de ambos (sejam integrados ou não), é comum ouvirmos o termo logotipo para nos referirmos aos referidos elementos gráficos ou identidade que simbolizam ou significam a empresa, o produto, o serviço.

Quer para um leigo, um cliente ou profissional da área, qualquer identidade gráfica é um logotipo ou logo, mas é bom termos bem presente o real significado dos mesmos. Os designers têm um papel de elucidar e educar os clientes, colegas e alunos e habituarem-se às diferenças entre os termos.

Passamos então a expor o significado dos termos:

a) LOGOTIPO = LOGO significa palavra + TYPO significa LETRA ou CARACTER. Isto é, um logotipo é quando atribuimos uma identificação (à marca/produto/serviço) apenas pelo Lettering. São exemplos disso a ZARA, SONY, VOGUE, CANON, MICROSOFT…

b) IMAGOTIPO = Combinação da imagem simbólica/icon + Lettering. Geralmente o símbolo/Icon + o Lettering poderão eventualmente funcionar em separado. São bons exemplos a LACOSTE, ADIDAS, MOTOROLA, MERCEDES-BENZ, CARREFOUR, LG, VODAFONE, TOYOTA…

c) ISOLOGO = Combinação integrada da Imagem/Icon + Texto. O Icon esta integrado no lettering ou vice versa. Nunca podem ser separados uma vez que não funcionam um sem o outro. São exemplos a BMW, BURGER KING, HARLEY-DAVIDSON, PIZZA HUT, STARBUCKS…

d) ISOTIPO ou SÍMBOLO = É apenas o Icon/Simbolo que visualmente sintetiza os valores, o carácter, os princípios e a personalidade da marca/produto/serviço.

Dentro da familia dos ISOTIPOS temos:

d1) – MONOGRAMA = à sobreposição, agrupamento ou combinação de duas ou mais letras ou outros elementos gráficos para formar um símbolo.

d2) – ANAGRAMA = Junção de palavras como por exemplo ROMAMOR ou PESARUM = PEdro + SAra + RUi + Mendes.

d3) – SIGLA = Junção das Iniciais = CCB = Centro Cultural de Belem ou DKNY = Dona Karen New York.

d4) – INICIAL = A primeira letra de uma palavra por exemplo A para Adobe ou S para Seat.

d5) – FIRMA = marca/produto/serviço de autor funcionam com assinaturas Picasso, Walt Disney, Fátima Lopes.

d6) – PICTOGRAMA FIGURATIVO – Um icon que representa um figura obvia – Apple, Lacoste.

d7) – PICTOGRAMA ABSTRACTO – Um icon que não representa uma figura obvia mas representa um significado – Por exemplo os 3 diamantes da Mitsubishi.

Pelo Designer Mauro Gaspar em https://designculture.com.br/o-que- e- um-logotipo/

Share:

Author
Paulo Taveira

CEO da Designarte