Design e criação de Rótulos
 
O Design de Rótulos é uma área do Design Gráfico para a qual a DesignarteTM está altamente orientada. O design gráfico de rótulos, embalagens e etiquetas requer conhecimentos e competências gráficas específicas na área, dadas as suas regras e especificidades.


O design de rótulos está inserido na disciplina do design gráfico e tem especificidades próprias que devem ser dominadas aquando o desenvolvimento de um projecto de design gráfico desta natureza. Um mau rótulo que não apele o consumidor para as mais valias do produto e que não transmita credibilidade e confiança no produto, compromete drasticamente as vendas e pode mesmo “matar” um produto, mesmo que este seja de boa qualidade. O design do rótulo deve transmitir credibilidade, consistência e principalmente deve reflectir a qualidade do produto e a confiança na empresa/marca.

Um bom design de rótulos é um “comercial activo” que ajuda a vender, independentemente da qualidade do produto. A todos nós já aconteceu comprarmos determinado produto que nos pareceu de boa qualidade e quando o “consumimos” constatamos que a qualidade ficou aquém das nossas expectativas. Nestes casos, a qualidade percebida pelo consumidor (e reflectida pelo rótulo ou embalagem) era superior à qualidade real e intrínseca do produto. Por outro lado, um bom rótulo ajuda efectivamente a manter a marca na memória do consumidor.

Um rótulo eficaz deve ter uma imagem apelativa, uma mensagem clara, atractiva, assim como deve apresentar e realçar os atributos relevantes do produto. O design gráfico de rótulos é uma actividade que não é qualquer designer gráfico que está apto para fazer. É preciso ter experiência e conhecimentos das regras das entidades competentes e de como se deve desenhar, estruturar e projectar um rótulo. Actualmente usa-se muito uma estratégia de colocar os elementos legais obrigatórios no contra-rótulo, absorvendo este a função de rótulo, ficando assim o rótulo mais “clean” e discreto apenas com a marca e com as informações mais relevantes.

Assim sendo, a nossa agência de design gráfico está altamente vocacionada para desenvolver todo o tipo de rótulos, etiquetas, blisters e embalagens (packaging). O design de rótulos faz parte integrante do universo de design gráfico e não deve ser deixado ao acaso no plano de comunicação da empresa.

Veja o nosso portfolio de design gráfico, onde pode encontrar inúmeros exemplos de rótulos, etiquetas, blisters e embalagens (packaging).



Processo de criação de um rótulo

1 – Análise e reflexão do tipo de produto que estamos a “vender”, posicionamento deste em relação a produtos concorrentes (nomeadamente posicionamento de preço), assim como reflexão sobre a realidade do portfolio de produtos da empresa.

2 - Recolha dos textos, imagens, a constar no rótulo.

3 – Desenvolvimento de pré-maquetas para averiguar a imagem que se deve adoptar para que o posicionamento do produto esteja enquadrado com os objetivos definidos. O cliente nesta fase avalia se o design gráfico está coerente com o pretendido.

4 – Desenvolvimento final do design gráfico do rótulo após reflexão das pré-maquetas e correcções de todos os elementos legais do mesmo.



 
ORÇAMENTOS EM 24H

  • Design de rótulos de azeite
  • Design de rótulos de azeite
  • Design de rótulos de azeite
  • Design de rótulos de azeite
  • Design de rótulos de azeite
  • Design de rótulos de azeite
  • Design de rótulos de azeite

CONTACTOS

DESIGNARTE, LDA

Centro Empresarial Forum
Rua Cunha Júnior, Nº 41B - Loja 9
4250-186 Porto | Portugal
t. (351) 225 095 166
geral@designarte.pt
GPS:41.163490,-8.61260

Ligue Já

(351) 225 095 166

Envie e-mail

geral@designarte.pt



Receber Newsletter

Download da Brochura