Branding o que é?
 
O que é Branding? Empresas de branding fazem o quê? Conheça o Branding como ferramenta-chave no sucesso de uma marca ou negócio.


Branding ou brand management (em português, gestão de marcas) refere-se à gestão da marca (em inglês, brand) de uma instituição ou empresa, como sendo o seu nome (naming), as imagens ou ideias associadas a essa empresa, incluindo slogans, símbolos, ícones, logótipos e outros eventuais elementos de identidade corporativa que a representam ou aos seus produtos e serviços.

Branding também se pode considerar o próprio trabalho ou o conjunto de técnicas de construção de uma marca no mercado. A construção de uma marca apelativa para um produto, uma gama de produtos ou serviços é resultado de um relacionamento eficaz com o mercado-alvo. Quando esta identificação positiva se torna suficientemente forte, a marca vale mais do que o produto.

O branding não são apenas ações de marketing com o objectivo de melhorar a exposição da marca no mercado, mas são também ações internas na empresa, para “passar ao mercado” a imagem pretendida. Além do mais, o branding tem igualmente o objectivo de aumentar o brand equity, ou seja, aumentar o valor monetário da marca, sendo esta considerada como um ativo da empresa - e dessa forma aumentar o valor da própria empresa. Esta actividade é desenvolvida por especialistas em publicidade, design gráfico ou por agências especializadas em assessoria de comunicação, marketing, arquitetura etc., que visam optimizar e desenvolver a reputação de marcas, serviços ou produtos e alinhá-las com os objetivos da empresa e com o público-alvo a atingir.

Podemos igualmente definir o branding como toda e qualquer acção realizada na construção e fortalecimento de uma marca. Esta construção da marca passa normalmente pela concepção do logótipo, seguida da identidade visual como um todo. Pode também incluir a definição do nome e criação de um slogan. No entanto, pode igualmente englobar valores intangíveis como a percepção e imagem que o consumidor-alvo tem da marca, a sua notoriedade e o valor que esta tem no mercado (brand equity). Em suma, o branding tem como objectivo máximo gerir a imagem de uma determinada marca ou empresa, no mercado.

Existem alguns factores importantes no sucesso de uma acção de branding. Difundir correctamente a mensagem pretendida pela marca é essencial, assim como transmitir credibilidade, de forma a motivar o consumidor a adquirir os seus produtos ou serviços, culminando na lealdade e preferência dele à marca. Ter uma ligação emocional com o consumidor é também outro aspecto bastante importante.

Actualmente, o branding é uma ferramenta fundamental no sucesso de qualquer marca. Não são só as grandes organizações que necessitam de um bom branding; uma pequena ou média empresa também necessita dele, se quiser crescer e manter-se relevante num ambiente empresarial tão competitivo, como é o que vivemos hoje. Só assim se distinguirá da concorrência e terá mais sucesso que ela.

Quando uma acção de branding se torna ineficaz ou obsoleta, torna-se necessário um rejuvenescimento da marca, acontecendo assim o rebranding. Este não é mais do que a reconstrução e redefinição de tudo aquilo o que foi definido anteriormente. Enquanto que nalguns casos apenas um dos atributos da marca é reformulado (como por exemplo: o logótipo), noutros toda a identidade visual da marca é alterada, mudando-se, por vezes, também a própria estratégia e posicionamento.

O melhor indicador do sucesso de uma acção de branding é o brand equity (capital da marca), que não é mais do que o valor acrescentado, atribuído pelos consumidores, a um produto ou serviço. Este tem influência no modo como o consumidor percepciona a marca e os preços intimamente ligados à mesma. O brand equity representa o valor que uma marca tem no mercado.

São inúmeros os casos de sucesso na área do branding. Algumas das principais marcas mundialmente conhecidas representam, de forma quase perfeita, a importância e relevância da concepção de um bom branding no sucesso de uma marca. A Apple, a Nike, a Nokia, a Absolut Vodka ou a Google são óptimos exemplos de acções de branding muito bem sucedidas.

Veja o nosso portfolio de branding, onde pode encontrar inúmeros exemplos.



Gestão de Marca

A gestão de uma marca refere-se à criação, manutenção e ampliação da confiança do cliente, o que obriga ao cumprimento de promessas. As melhores marcas do mundo, as que têm mais sucesso, são totalmente coerentes. Cada manifestação coesa do que são e do que fazem reforça todo o conjunto.

Para quem não conhece nada estas matérias, a construção de uma marca parece algo simples. Obriga a uma frequente repetição (por vezes obsessiva) de uma afirmação simples, e às vezes arrojada, expressa através de uma frase apelativa “slogan”, umas cores e um logótipo com carácter distintivo, colocado em todo o lado. Em boa verdade, se repararmos com mais atenção, percebemos que o processo de construção de uma marca não é nada simples. Existem muitos tipos de marcas, de produtos de grande consumo como por exemplo a Coca-Cola, as Marcas B2B e as Marcas B2C; as marcas institucionais, etc. A Gestão de Marcas, quando analisada de forma mais detalhada, é muito complexa.

É muito difícil construir uma marca de sucesso, aliás muitas marcas novas fracassam (ou morrem mesmo à nascença). Assim, a Gestão da Marca é, principalmente, a criação e a manutenção de confiança junto dos (potenciais) clientes. As melhores Marcas que todos conhecemos são geridas de forma absolutamente coerente e têm uma consistência que é construída e assegurada por colaboradores no interior da empresa, totalmente conhecedoras do que a Marca simboliza.


Branding – é a imagem corporativa emocional percebida pelo mercado como um todo.
Identidade corporativa – São os aspetos visuais que fazem parte da marca no geral.
Logótipo – Identifica um negócio de uma forma simples, através da utilização de um conjunto de letras e/ou símbolo.



 
ORÇAMENTOS EM 24H

  • Design gráfico de logótipo Gurmi
  • Design gráfico de logótipo Gurmi
  • Design gráfico de logótipo Gurmi
  • Design gráfico de logótipo Gurmi
  • Design gráfico de logótipo Gurmi
  • Design gráfico de logótipo Gurmi

CONTACTOS

DESIGNARTE, LDA

Centro Empresarial Forum
Rua Cunha Júnior, Nº 41B - Loja 9
4250-186 Porto | Portugal
t. (351) 225 095 166
geral@designarte.pt
GPS:41.163490,-8.61260

Ligue Já

(351) 225 095 166

Envie e-mail

geral@designarte.pt



Receber Newsletter

Download da Brochura