Criação de vídeo viral. Uma aposta segura!

 

O efeito viral e as suas potencialidades no Marketing Digital. Aposte na criação vídeo viral, na produção vídeo eficaz e descubra como transformar os cibernautas numa poderosa ferramenta de marketing.



A Web desempenha, nos dias de hoje, um papel fulcral nas nossas vidas. De uma ferramenta apenas ao alcance de um número restrito de pessoas, a Web teve uma evolução tal que passou a ser generalizada e de fácil acesso, na maior parte dos países desenvolvidos. Em Portugal Continental, o seu acesso aumentou de 2,4% para 62,9%, nos últimos 14 anos. Para que isto acontecesse, muito contribuiu a evolução tecnológica sentida, principalmente na última década, assim como o aumento da oferta por parte dos provedores de acesso à internet, que cresceu exponencialmente, possibilitando à grande generalidade dos consumidores preços acessíveis, na utilização deste serviço, nomeadamente no nosso país. Actualmente, cerca de 52% dos lares portugueses têm acesso à internet.

Devido à evolução da Web e sobretudo à forma como esta é utilizada, a comunicação passou a ser em tempo real, e o consumidor passou a estar ao alcance directo do anunciante, sem a existência de qualquer intermediário neste processo. Com o surgimento da Web 2.0, o Marketing Viral foi ganhando relevância e começou a ser escolhido, por parte das empresas, como um canal de comunicação a utilizar para publicitar as suas marcas, produtos ou serviços.
O Marketing Viral consiste, tal como o seu nome indica, em propagar mensagens como se estas se tratassem de um vírus, qualquer que seja o seu suporte (em vídeo, texto, imagem, etc.) É, desta forma, criada uma rede intangível, não obstante poderosíssima, de potenciais consumidores.

Existem vários exemplos de marcas que investiram em campanhas de Marketing Viral e que viram a sua aposta recompensada. O sucesso de uma campanha deste tipo pode ser medida de diversas formas. No caso de se tratar de um vídeo, difundido, por exemplo, através do YouTube, o número de visualizações é um bom indicador da sua popularidade. As vendas do produto ou serviço, durante e após a difusão da campanha, serão também um óptimo indicador de sucesso.

Em Portugal, apesar desta técnica de comunicação ainda não estar generalizada, existem já alguns casos interessantes, nomeadamente o do Sporting Clube de Portugal. Com o objectivo de promover a Gamebox, um bilhete anual para assistir aos jogos do clube, na época 2007/2008, foi feito um micro-site que os adeptos do Sporting visitavam e que continha um vídeo onde lhes era pedido que colocassem o seu número de telemóvel, num pequeno formulário. Após esta acção, uma chamada pré-gravada e feita em tempo real, do então treinador da equipa, Paulo Bento, era recebida pelo adepto em questão, explicando-lhe que a sua presença, no estádio, era fundamental para motivar a equipa, na época que se aproximava, sendo esta presença imprescindível ao desempenho do clube.

A singularidade desta campanha tornou-a um fenómeno mediático nacional, não só entre os adeptos do clube, mas na população em geral. Segundo o website do jornal Meios & Publicidade, foram estimadas 150.000 chamadas até ao final do mês de Agosto do ano em que esta acção se desenrolou (2007).

Um outro caso, muito mediático na altura, foi o da Old Spice, uma marca que pertence ao vasto portfólio da Procter & Gamble e que possui várias gamas de produtos dedicados ao cuidado e higiene pessoal masculina. O seu primeiro filme, intitulado “The Man Your Man Could Smell Like”, difundido em Fevereiro de 2010, através do YouTube, tinha como objectivo inicial promover um gel-de-banho da marca. No entanto, o sucesso deste primeiro filme foi tal que outros produtos foram abrangidos por este tipo de comunicação, e novos vídeos foram feitos.

A campanha inicial teve resultados surpreendentes. Segundo dados divulgados pela própria Old Spice, os vídeos destas acções virais da marca foram vistos, aproximadamente, 105 milhões de vezes; o seu perfil na rede social Twitter teve um acréscimo de seguidores na ordem dos 2700%; a interacção na sua página do Facebook aumentou 800% e houve um acréscimo de 300% no tráfego da sua página oficial. E mais importante que tudo, as vendas da marca também aumentaram, sendo que em Junho de 2010, após serem divulgados dois novos filmes, estas chegaram a crescer até 107% (dado fornecido pela Nielsen)!

Veja o nosso portfolio de video, onde pode encontrar inúmeros exemplos de videos elaborados pela nosssa agência de design.





 
ORÇAMENTOS EM 24H

  • Produção video Crédito Agrícola
  • Produção video Crédito Agrícola
  • Produção video Crédito Agrícola
  • Produção video Crédito Agrícola
  • Produção video Crédito Agrícola
  • Produção video Crédito Agrícola
  • Produção video Crédito Agrícola
  • Produção video Crédito Agrícola
  • Produção video Crédito Agrícola
  • Produção video Crédito Agrícola
  • Produção video Crédito Agrícola
  • Produção video Crédito Agrícola
  • Produção video Crédito Agrícola

CONTACTOS

DESIGNARTE, LDA

Agência de Design e Branding

Centro Empresarial Forum
Rua Cunha Júnior, Nº 41B - Loja 9
4250-186 Porto | Portugal
t. (351) 225 095 166
geral@designarte.pt
GPS:41.163490,-8.61260

Ligue Já

(351) 225 095 166

Envie e-mail

geral@designarte.pt



Receber Newsletter

Download da Brochura