Rebranding da marca e Brand Design
Criar o rebranding de uma marca faz parte da actividade de branding mas tem muitas implicações no seu desenvolvimento. Neste caso, a análise do passado da empresa e a sua estratégia de comunicação devem ser tidas em conta, e o projecto de brand design e de design gráfico deve ser cirúrgico! A criação de uma marca nova e toda a estratégia envolvente da mesma é o que normalmente se apelida de
branding. O processo de criação, ou melhor dizendo, modernização de uma marca existente é costume chamar-se rebranding e reveste-se de uma série de condicionantes que devem ser tidas em conta.
Se ao criarmos uma marca nova, temos que estudar o posicionamento que a marca quer ter no mercado, analisar a concorrência e desenvolver o projecto tendo em conta a nossa visão do presente e futuro (nossa, agência e cliente em equipa), ao criarmos ou reformularmos uma marca e logótipo já existente temos que ter ainda mais condicionantes em conta, além das referidas anteriormente.
Ao reformularmos uma marca e
identidade corporativa que já existe no mercado, temos que analisar não só o seu presente e estratégia de comunicação futura, mas também todo o seu passado. É de vital importância recolher toda a informação referente aos logótipos e
identidade corporativa que existiram no passado, perceber qual a sua lógica (se houve), analisar quais os atributos que “passam” para os clientes, quer os atributos que são transmitidos pela
identidade corporativa, quer aqueles que são transmitidos de muitas outras formas (área comercial, instalações, etc.). Perceber, compreender, analisar, reflectir sobre a imagem que actualmente os clientes têm da empresa é muito importante para definir qual a evolução que a identidade corporativa e a criação da marca e do logótipo devem seguir.
Na nossa agência de design e
branding, o desenvolvimento deste tipo de projectos são assentes numa metodologia concebida pela Designarte
TM. Criada em 2002, esta metodologia já foi implementada com sucesso em dezenas de empresas, tendo sido baseada na abordagem semiótica – Modelo Triangular da Marca – desenvolvido pelo Prof. Doutor Paulo de Lencastre.
A nossa metodologia de brand design prevê uma reflexão sobre a concorrência e procede a uma exaustiva auscultação aos seus actuais clientes sobre as associações que estes fazem à empresa, tendo como objectivo principal, a concepção de uma
Identidade Corporativa assente num eixo de comunicação forte, coerente e que “comunique” com o mercado o posicionamento definido, distinguindo-se de forma clara da concorrência.
No decorrer do processo de
branding ou rebranding e através de uma eficaz interacção entre o cliente e a Designarte
TM, a nossa metodologia acaba por ajudar bastante o cliente (caso esta pretenda) a definir, reajustar ou comprovar o posicionamento que tem adoptado.
Contacte-nos já e veja o que poderemos fazer pelo seu negócio!
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Portfolio de Branding, onde pode encontrar inúmeros exemplos de logótipos.