Criar logo grátis? Fazer logo low-cost?
Não existe uma segunda oportunidade para uma primeira boa impressão! Não prejudique a imagem da sua empresa, usando logotipos grátis ou logos low-cost. Sabia que ao fazer um logotipo barato ou logo grátis, o seu logo vai ser igual a muitos outros, pois é feito recorrendo a bibliotecas de cliparts? A importância da construção de uma boa identidade corporativa. A
identidade corporativa, reflectida no seu logotipo, pode ser definida como o conjunto de características que tornam uma organização única e distinta de todas as outras. Estas características manifestam-se através de símbolos e atitudes pelos quais a organização se espelha. Pode-se afirmar que uma
identidade corporativa forte deve alicerçar-se nos pilares da diferenciação, da coerência e do reconhecimento.
São normalmente definidos três pontos-chave que constituem a identidade corporativa: o comportamento corporativo que é definido pelas acções que a organização leva a cabo tendo em vista o mercado; a comunicação corporativa, da qual fazem parte a publicidade e as relações públicas de uma organização e, por último, a identidade visual que é constituída pelo logótipo da organização, entre outros aspectos gráficos, como a tipografia, os padrões e as imagens a ela associadas. Podemos ainda destacar a cultura organizacional que inclui, entre outros aspectos, os valores, as crenças, as normas e os princípios pelos quais se rege a organização.
A
identidade corporativa, o seu logotipo, a sua logomarca têm um papel bastante importante no sucesso e notoriedade de uma organização. É a identidade visual que vai definir, em grande parte, como é que uma organização vai ser percepcionada pelo público em geral. Um símbolo, um logótipo ou mesmo a própria marca fazem todos parte deste conceito. Regra geral, é seguido um manual de identidade visual corporativa, onde constam especificações que devem ser seguidas, para que a estratégia visual definida seja vencedora.
Bons exemplos de imagens corporativas bem executadas são a McDonald’s, a Coca-Cola, a Apple, a Nike ou a portuguesa EDP.
No entanto, para além da parte do
design gráfico, o logotipo, a
identidade corporativa inclui também a missão e visão, pelas quais uma organização se define e que não são menos importantes.
A missão representa, basicamente, o cerne da existência de qualquer organização. É ela que define o que fazer (a estratégia pela qual se guia) e para quem fazer (o consumidor-alvo). Esta desempenha a função de “motor” na organização: tudo gira à volta dela. Uma missão deve ter os seus objectivos muito bem delineados, e ser bastante clara, não podendo haver espaço para falsas interpretações.
Quanto à visão, esta representa o ideal da organização: é aqui que se define onde esta quer ver-se e posicionar-se no futuro.
Em conclusão: uma identidade corporativa
relojes replica bastante marcada, reconhecida e aceite por parte do consumidor é muito importante no que toca a fomentar relações, fortes e duradouras, com o público-alvo. A maneira como um consumidor percepciona uma organização vai fazer com que este tenha uma determinada atitude, que se pretende seja sempre positiva, não só em relação às marcas, mas em relação à organização.
Veja o nosso
Portfolio de Branding, onde pode encontrar inúmeros exemplos de logótipos.