Branding o que é?
 
O que é Branding? Empresas de branding fazem o quê?...


Branding ou brand management (em português, gestão de marcas) refere-se à gestão da marca (em inglês, brand) de uma instituição ou empresa, como sendo o seu nome (naming), as imagens ou ideias associadas a essa empresa, incluindo slogans, símbolos, ícones, logótipos e outros eventuais elementos de identidade corporativa que a representam ou aos seus produtos e serviços.

Branding também se pode considerar o próprio trabalho ou o conjunto de técnicas de construção de uma marca no mercado. A construção de uma marca apelativa para um produto, uma gama de produtos ou serviços é resultado de um relacionamento eficaz com o mercado-alvo. Quando esta identificação positiva se torna suficientemente forte, a marca vale mais do que o produto.

O branding não são apenas ações de marketing com o objectivo de melhorar a exposição da marca no mercado, mas são também ações internas na empresa, para “passar ao mercado” a imagem pretendida. Além do mais, o branding tem igualmente o objectivo de aumentar o brand equity, ou seja, aumentar o valor monetário da marca, sendo esta considerada como um ativo da empresa - e dessa forma aumentar o valor da própria empresa. Esta actividade é desenvolvida por especialistas em publicidade, design gráfico ou por agências especializadas em assessoria de comunicação, marketing, arquitetura etc., que visam optimizar e desenvolver a reputação de marcas, serviços ou produtos e alinhá-las com os objetivos da empresa e com o público-alvo a atingir.

Veja o nosso portfolio de branding, onde pode encontrar inúmeros exemplos.



Gestão de Marca

A gestão de uma marca refere-se à criação, manutenção e ampliação da confiança do cliente, o que obriga ao cumprimento de promessas. As melhores marcas do mundo, as que têm mais sucesso, são totalmente coerentes. Cada manifestação coesa do que são e do que fazem reforça todo o conjunto.

Para quem não conhece nada estas matérias, a construção de uma marca parece algo simples. Obriga a uma frequente repetição (por vezes obsessiva) de uma afirmação simples, e às vezes arrojada, expressa através de uma frase apelativa “slogan”, umas cores e um logótipo com carácter distintivo, colocado em todo o lado. Em boa verdade, se repararmos com mais atenção, percebemos que o processo de construção de uma marca não é nada simples. Existem muitos tipos de marcas, de produtos de grande consumo como por exemplo a Coca-Cola, as Marcas B2B e as Marcas B2C; as marcas institucionais, etc. A Gestão de Marcas, quando analisada de forma mais detalhada, é muito complexa.

É muito difícil construir uma marca de sucesso, aliás muitas marcas novas fracassam (ou morrem mesmo à nascença). Assim, a Gestão da Marca é, principalmente, a criação e a manutenção de confiança junto dos (potenciais) clientes. As melhores Marcas que todos conhecemos são geridas de forma absolutamente coerente e têm uma consistência que é construída e assegurada por colaboradores no interior da empresa, totalmente conhecedoras do que a Marca simboliza.

Fonte: wikipédia



Em jeito de resumo, temos então:

A Branding – é a imagem corporativa emocional percebida pelo mercado como um todo.
Identidade corporativa – São os aspetos visuais que fazem parte da marca no geral.
Logótipo – Identifica um negócio de uma forma simples, através da utilização de um conjunto de letras e/ou símbolo.



 
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