Marketing Sensorial: a importância de dar à sua marca uma dimensão emocional
Vantagens de ter fãs em vez de clientes
A primeira vantagem é o facto de que os fãs vão transmitir a toda a rede de conhecidos e amigos informação da marca que adoram, tornando-se, assim, muito bons vendedores desta. E a segunda vantagem é o facto de que o marketing de boca-a-boca feito pelos fãs, além de económico, é muito credível e eficaz.
A evolução do marketing: da sociedade de objetos para a sociedade de experiências
Com a entrada no século XXI passámos de uma sociedade orientada para os objetos para uma sociedade orientada para as experiências e os sentimentos que elas envolvem. É por isso natural que os conceitos de marketing, comunicação e branding evoluam também no mesmo sentido.
A importância do Marketing Sensorial
Hoje em dia, já não chega ter um produto ou serviço de qualidade, com um bom branding e promovido por técnicas
O papel dos sentidos na formação de pensamentos, sentimentos e comportamentos
Os cinco sentidos têm um papel fundamental na formação dos nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos. Estudos científicos mostram que o processo de decisão da escolha de uma marca é 70% controlado pela emoção e apenas 30% pela razão. É por tudo isso muito importante implementar na sua estratégia de marketing, técnicas de Marketing Sensorial que façam com que a sua marca seja única e diferente da concorrência. Só assim conseguirá conquistar e fidelizar os seus clientes, levando-os a escolher as suas marcas, em vez das marcas dos seus concorrentes.
Exemplos de marcas com Marketing Sensorial
Entre as principais marcas que usam técnicas de marketing sensorial encontramos a Apple, a Nike, a Singapure Airlines, a Mercedes-Benz, a Coca-cola, a Marlboro, a Harley-Davidson, a Bang & Olufsen e a Abercrombie & Fitch.
Vantagens de ter fãs em vez de clientes
E qual é a vantagem de ter fãs em vez de clientes? A primeira é que os fãs vão falar a toda a gente da marca que adoram, tornando-se, desta forma, os seus melhores vendedores. E a segunda é que o marketing boca-a-boca feito pelos seus fãs, além de ser o mais barato, é o mais credível e eficaz.
O marketing sensorial também se aplica ao B2B
E se julga que isto não se aplica à sua empresa, seus serviços e/ou produtos, porque é uma realidade B2B, está muito enganado. Alguém a referenciar bem a sua empresa, produto ou serviço, é algo tão eficaz que não é comparável com muitas das ações de marketing tradicionais. É desta maneira que o marketing sensorial pode ajudar a sua empresa, conferindo-lhe uma dimensão mais humana e emocional, com vista a transformar os seus clientes em fãs.