A primeira vantagem é o facto de que os fãs vão transmitir a toda a rede de conhecidos e amigos informação da marca que adoram, tornando-se, assim, muito bons vendedores desta. E a segunda vantagem é o facto de que o marketing de boca-a-boca feito pelos fãs, além de económico, é muito credível e eficaz.
Com a entrada no século XXI passámos de uma sociedade orientada para os objetos para uma sociedade orientada para as experiências e os sentimentos que elas envolvem. É por isso natural que os conceitos de marketing, comunicação e branding evoluam também no mesmo sentido.
Hoje em dia, já não chega ter um produto ou serviço de qualidade, com um bom branding e promovido por técnicas de marketing tradicionais. Isso é o que toda a gente tem, incluindo os seus concorrentes. Se quer que os seus clientes reparem mais em si, do que na sua concorrência, tem de começar a apostar em técnicas de marketing inovadoras. Uma dessas técnicas é o Marketing Sensorial que consiste na utilização de ferramentas de marketing criativas que apelem aos sentidos dos clientes, fazendo com que eles fiquem emocionalmente envolvidos com a marca.
Os cinco sentidos têm um papel fundamental na formação dos nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos. Estudos científicos mostram que o processo de decisão da escolha de uma marca é 70% controlado pela emoção e apenas 30% pela razão. É por tudo isso muito importante implementar na sua estratégia de marketing, técnicas de Marketing Sensorial que façam com que a sua marca seja única e diferente da concorrência. Só assim conseguirá conquistar e fidelizar os seus clientes, levando-os a escolher as suas marcas, em vez das marcas dos seus concorrentes.
Entre as principais marcas que usam técnicas de marketing sensorial encontramos a Apple, a Nike, a Singapure Airlines, a Mercedes-Benz, a Coca-cola, a Marlboro, a Harley-Davidson, a Bang & Olufsen e a Abercrombie & Fitch.
Se pensarmos, reparamos que estas são algumas das melhores marcas existentes no mundo. E se pensarmos ainda um pouco mais, reparamos que estas marcas têm fãs em vez de clientes, sendo esta a mais-valia do marketing sensorial – transformar clientes em fãs. Estas marcas são reconhecidas como algumas das melhores do mundo, e o tipo de marketing que têm adotado ao longo do tempo desempenha um papel fundamental no seu sucesso.
E qual é a vantagem de ter fãs em vez de clientes? A primeira é que os fãs vão falar a toda a gente da marca que adoram, tornando-se, desta forma, os seus melhores vendedores. E a segunda é que o marketing boca-a-boca feito pelos seus fãs, além de ser o mais barato, é o mais credível e eficaz.
E se julga que isto não se aplica à sua empresa, seus serviços e/ou produtos, porque é uma realidade B2B, está muito enganado. Alguém a referenciar bem a sua empresa, produto ou serviço, é algo tão eficaz que não é comparável com muitas das ações de marketing tradicionais. É desta maneira que o marketing sensorial pode ajudar a sua empresa, conferindo-lhe uma dimensão mais humana e emocional, com vista a transformar os seus clientes em fãs.
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