Quando querem ter um catálogo de apresentação da empresa, ou uma brochura, um folheto mais simples, as empresas muitas vezes não compreendem a importância disso e acabam por ignorar o design da apresentação, confiando a criação deste material de comunicação a alguém sem os conhecimentos de marketing e design necessários para isso.
Veja abaixo dicas para criar um eficaz catálogo de apresentação de empresa e transmitir a melhor imagem possível, apresentando os benefícios e qualidades de seu produto, serviço e negócio para novos clientes.
Uma falha muito habitual num catálogo de apresentação da empresa é achar que tem que falar muito sobre ela. Apesar de parecer fazer sentido, a abordagem deve ser sintética e objectiva e o seu foco deve ser o cliente. O grande objectivo é transmitir de forma curta e simples como sua empresa pode ajudar o seu cliente a resolver seus problemas e necessidades.
Caso a sua empresa ainda não tenha um bom logótipo, recomendamos que trate de contratar uma boa empresa para criar o logótipo da empresa, sendo que o logotipo dará credibilidade ao material, seja catálogo, brochura, folheto ou flyer e deve retratar o posicionamento da sua empresa e dos seus produtos/serviços de forma consistente, sólida e coerente.
Alertamos para a relevância do seu catálogo de apresentação seguir um padrão de cores bem definido, sóbrio e que siga a identidade corporativa de seu negócio, como está prevista no manual de normas do seu logótipo.
A tipografia referimo-nos aos tipos de letra, também chamadas de “fontes”. O mais recomendável é ter um manual de identidade visual que defina de 2 a 4 fontes para usar na comunicação. Na verdade, no catálogo de apresentação da empresa, apenas 3 ou mesmo 2 já será mais do que suficiente.
Já falamos que na capa do catálogo da apresentação da empresa deve ter naturalmente o seu logotipo com o slogan. A capa do catálogo deverá refletir o que poderemos encontrar dentro do mesmo. Caso seja um catálogo ou brochura de carácter institucional, poderá ter uma imagem mais abstrata ou eventualmente fotografias da fachada ou do interior da empresa conjugadas de forma esteticamente atraente. Caso se trate de um catálogo de produtos, pode dizer na capa “catálogo de produtos” e neste caso poderá ter uma imagem mais criativa de um pormenor de um produto ou eventualmente várias imagens de produtos combinadas de forma graficamente agradável.
A maior parte das pessoas preocupam-se com o número de páginas do catálogo de apresentação de empresa e esquecem-se que o mais relevante é ter páginas com pouco texto.
Uma apresentação empresarial em catálogo com 10 páginas “cheias” de texto é muito mais enfadonha e rejeitada pelo leitor do que uma com 30 ou 40 páginas, mas com textos curtos e objetivos. Por outro lado, use e abuse de imagens, ilustrações e grafismos por forma a ter menos palavras.
Deverá descrever no catálogo ou na brochura a sua empresa, mas não seja exaustivo. Centre-se nos aspetos mais importantes e lembre-se: o seu cliente não quer saber se a sua empresa prima pela “satisfação do cliente” (todas dizem isso) nem saber o número de funcionários que tem, ele quer saber como a sua empresa vai resolver os problemas dele.
Nesse sentido, simplifique este tipo de informação descritiva a alguns bullets. Se o seu cliente quiser saber mais informação, remeta para o seu site.
Dê a entender ao seu cliente que o catálogo não tem como propósito “gabar-se” da sua empresa, mas sim, resolver problemas e atender a necessidades concretas. Assim, o seu cliente perceberá que o catálogo de apresentação da empresa foi feito por pessoas que sabem como ajudá-lo.
O cliente que folheia um catálogo de apresentação de uma empresa precisa de perceber quais são efetivamente os benefícios de se relacionar com ela. Características técnicas de produtos e outros atributos do produto ou da solução são, na maior parte dos mercados, secundários.
Outro erro comum nos catálogos e brochuras é descrever vantagens da sua solução em relação aos seus concorrentes, pois isso só serve para que o seu cliente se lembre e comece a comparar a sua eficiência à dos seus concorrentes.
Centre-se no benefício que sua empresa proporciona para quem trabalha com ela.
No seu catálogo de apresentação, preocupe-se, em mostrar como sua solução atende às necessidades dos clientes. Case Studies e/ou testemunhos são uma ótima maneira de fazer isso. Se conseguir ter vários testemunhos de clientes que tiveram os seus problemas resolvidos pela sua empresa, passará uma ótima mensagem de credibilidade e confiança.
Evite colocar preços num catálogo, brochura, folheto ou flyer. O mais recomendável será colocar os preços numa tabela de preços tipo encarte que pode colocar dentro do catálogo. Dessa forma, poderá alterar os preços e para isso apenas terá que imprimir essa tabela. Caso faça a tabela em formato A4 e num programa do office, poderá alterar e imprimir internamente sempre que seja necessário.
Somos especialistas em Soluções de Branding e Design para PME's, desde 2000. Somos exigentes, criativos, profissionais e apaixonados por design!
Fale connosco!
