Criar um catálogo de produtos eficaz, que promova bem os seus produtos, as vendas destes e respetivamente a imagem de marca da sua empresa em cada página não é tarefa fácil.
Para criar um catálogo de produtos que transmita credibilidade, confiança, que vá de encontro ao que os seus clientes pretendem e que efetivamente ajude a vender, deve seguir uma série de regras!
Nesse sentido, reunimos algumas dicas que não deve descurar na criação do seu catálogo de produtos com uma imagem profissional, de forma a conseguir o objetivo final: ajudar a vender.
O design do catálogo de produtos deve estar orientado para ao seu público-alvo. Se os seus clientes forem jovens, o catálogo de produtos deverá ser bastante diferente de um catálogo de produtos vocacionado a um público mais sénior.
No caso da sua empresa comunicar com vários tipos de público, deverá ter vários tipos de design para ir de encontro às necessidades desses vários públicos.
Um catálogo de produtos eficaz deverá mostrar de que forma o produto pode ajudar as pessoas e ser completamente claro sobre as mais-valias do produto e o funcionamento deste.
A CAPA
Um bom catálogo de produtos deve ter uma boa capa, bem pensada, com um título e eventualmente subtítulo que ajudem a perceber o que se pode encontrar dentro dele.
O investimento num bom design aplica-se em grande parte à capa pois é essa primeira impressão que passa e que nos pode levar à decisão de abrir e interagir com o catálogo.

Por isso, a capa deverá ter um design gráfico atrativo e, em simultâneo, ser clara e objetiva quanto ao que o catálogo inclui. Se o design da capa não for eficaz, a interação do utilizador com o catálogo de produtos poderá ficar fragilizada logo à partida.
O INTERIOR
Existe uma tendência natural para poupar no número de páginas do catálogo, sendo que isso poderá significar poupar na qualidade, porque os produtos necessitam de espaço para “respirarem” e para chamar a atenção dos utilizadores. Coloque-se na posição do seu cliente e tente imaginar como ele se irá sentir enquanto folheia o catálogo de produtos. Demasiado conteúdo provoca cansaço visual, gera confusão e, por no limite, provoca que o utilizador rejeite o catálogo.
Por exemplo, se o seu produto for dirigido a um segmento de luxo, será essencial ter poucos itens por página, para dar relevância a qualidade e a exclusividade do seu produto. De igual forma, este tipo de cliente tendencialmente é mais exigente e valorizará um papel de melhor qualidade, fotografias de boa qualidade e precisão nas cores, para que possa folhear com calma e com satisfação todas as páginas do catálogo, dando atenção aos detalhes de requinte de cada peça.
TEXTO
Não se foque apenas na descrição do produto, preço, etc. Em muitos mercados, essas informações são a última coisa que o seu cliente quer ler. O que o público deverá sentir é os benefícios do produto, isto é, em que é que o produto poderá melhorar a vida do cliente?
Por isso, concentre-se nos benefícios finais do produto para o seu cliente. Por exemplo, em vez de escrever “Champô de essências naturais”, destaque antes “Deixe o seu cabelo forte e reluzente”. Isto é, não queira que o seu cliente fique apenas informado; faça-o sentir as vantagens e, se possível, a emoção de utilizar o seu produto.
Se for indicado para o seu negócio, inclua dicas de utilização do produto, informações úteis, conselhos e eventualmente curiosidades.
Sendo um bom catálogo de produtos, é mais provável que o cliente o guarde, rentabilizando assim a vida útil do mesmo. O seu cliente até pode recomendar o catálogo a um amigo.
Tanto quanto possível, tente datá-lo por um período mais longo possível. Por exemplo, prefira 2020/2022 em vez de apenas 2020.
Lembre-se de tornar o seu catálogo de produtos o mais funcional possível. Coloque uma secção com informações mais práticas, como condições, descontos de volume, encomendas mínimas, soluções de pagamento, prazos de entrega, expedição, devoluções, entre outras.
Geralmente as últimas páginas são, normalmente, um local eficaz para ter essas informações. Por muito que considere uma secção menos apelativa, e que considere que essa informação não necessita de estar no catálogo porque está disponível no seu site, para o seu cliente poderá ser importante ter essas respostas mais à mão. Facilite a vida do seu cliente para que ele possa tomar a decisão de comprar.
Tanto quanto possível, coloque portes de envio grátis e junte o preço dos portes no preço do produto.
Crie também uma versão online do catálogo de produtos pois o seu cliente poderá gostar de ter uma versão digital. Além do mais, os ficheiros PDF são igualmente indexados pelo Google. Nesse sentido, poderá ter um bom posicionamento do seu catálogo de produtos nos motores de pesquisa.
E não deixe de comunicar e difundir o seu catálogo nas redes sociais e eventualmente através de email marketing.
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