Design e Produção de trabalhos gráficos – Aspetos importantes
Abril 4, 2023

Design e Produção de trabalhos gráficos – Aspetos importantes

Design e Produção de trabalhos gráficos – Aspetos importantes

Exigência junto dos fornecedores das áreas de Design e Produção de trabalhos gráficos

Aspectos que consideramos importantes que a sua empresa exija junto dos fornecedores das áreas de Design gráfico e Produção de trabalhos gráficos.

Se trabalhar com uma empresa unicamente de impressão gráfica (vulgarmente chamadas “gráficas”), deverá exigir que as cores do logótipo sejam definidas em catálogo Pantone e aprovadas por si. É aconselhável que registe-te as referências (ex: Vermelho – Pantone 185 C) para garantir coerência na imagem da sua empresa e poder reclamar no caso de aparecer uma reprodução deficiente.
Se trabalhar com uma empresa de Design ou Agência de Publicidade, a situação normal será que lhe sejam apresentadas, além dos Pantones, outras indicações importantes para futuras reproduções da sua marca.
Por exemplo, a adaptação das cores para impressão em Quadricromia, a aplicação do logótipo em fundos escuros, os tipos de letra usados, funcionamento do logotipo em reduções, entre outras situações.
O fornecimento destes e de outros elementos dependerá do que estiver contemplado no orçamento.
Quando pede orçamentos de trabalhos gráficos, tenha sempre o cuidado de analisar o que o mesmo inclui. Existem 3 fases de produção distintas e todas muito importantes no sucesso do trabalho final: Design / Pré-impressão / Impressão.
Achamos importante que tenha consciência do que está a pagar, e, como existem empresas que, por razões estratégicas, juntam tudo, aconselhamos que solicite sempre orçamentos com as componentes divididas para que possa saber quanto está a pagar por cada uma.