A Identidade Corporativa de uma empresa é muito mais que um conjunto de letras e símbolos aos quais um criativo decidiu juntar uma combinação de cores ou efeitos gráficos, mais ou menos bem conseguidos. Para que seja possível obter uma Imagem concisa, lógica e integrada no universo da Empresa ou Instituição há regras que deverão ser tidas em conta nesse desenvolvimento. De entre essas regras há duas que, embora de cariz aparentemente mais técnico, não deixam de ter a sua importância na criação de uma boa ou má Imagem Corporativa; são elas as Associações Cromáticas, ou Psicologia da Cor, e a Forma.
A coerência e objectividade da Imagem de uma Empresa é dada também pela maneira como as formas se conjugam tendo em conta o seu significado e a sua simbologia.
Há assim que ter em atenção o que cada forma simboliza e que género de associações são feitas pelo consumidor.
É sabido, por exemplo, que um quadrado ou rectângulo assente num dos lados é uma forma estática, segura. A mesma forma, mas assente num vértice torna-se insegura e transmite-nos falta de equilíbrio. O triângulo, por outro lado, é uma forma com um carácter mais “violento” (vértices mais acentuados) e consoante a sua posição irá transmitir-nos sensações totalmente diferentes como equilíbrio ou desequilíbrio, segurança ou insegurança, ascensão ou queda.
Por outro lado, a circunferência é uma forma mais suave e tem sempre o mesmo carácter. Ela é concentração, núcleo, célula. Obriga-nos a convergir num centro ao qual todos os pontos estão à mesma distância. Ela tem movimento, nunca é estática pois gira em torno de si mesma. Quando se aplica um fundo e incidimos luz para lhe dar volume e torná-la esfera, estamos-lhe a dar um corpo, uma vida. A esfera dá-nos a sensação de espaço pelas suas três dimensões, reforça a ideia de núcleo, é concentrada, coesa e dinâmica e mais importante ainda, é envolvente. Temos ainda mais presente aqui a sensação de movimento, pois associamos uma esfera a uma “bola de jogar”, a uma célula, a um embrião ou a um planeta.
É assim possível, através da escolha acertada da forma, provocar sentimentos e associações específicas perante a Imagem Corporativa de uma empresa.
Tal como as Formas, as cores estão associadas a referências e provocam sensações que são comuns a todos os homens e mulheres. É assim essencial que na criação e posterior desenvolvimento de uma Imagem Corporativa haja um cuidado muito particular na escolha das cores, uma vez que esses tons nos transmitem diferentes sensações afectivas e associações, que serão adequadas, ou não, com aquilo que pretendemos para a empresa.

É assim natural que os criativos e as empresas tenham especial cuidado na escolha das formas e cores ao desenvolver uma Imagem Corporativa pois estas irão transmitir sensações muito diferentes que serão, ou não, as mais acertadas para o público-alvo pretendido.
Somos especialistas em Soluções de Branding e Design para PME's, desde 2000. Somos exigentes, criativos, profissionais e apaixonados por design!
Fale connosco!
