Proposta Criativa: Critérios de avaliação.

Proposta Criativa: Critérios de avaliação.

Proposta Criativa

Critérios de avaliação

As mensagens publicitárias, sendo suscetíveis de diversas interpretações e com elevado grau de subjetividade, desempenham hoje um papel fundamental nas empresas, devendo a sua apreciação ser baseada em critérios objetivos.
Assim sendo, alertamos os diretores de marketing e gestores para terem muito cuidado com a avaliação das campanhas de publicidade e materiais de comunicação que lhes sejam propostos, não se devendo deixar influenciar apenas pela sua apreciação pessoal de agrado ou desagrado. Uma mensagem publicitária é construída atendendo a um dado público-alvo, do qual se esperam determinadas reações e interpretações, as quais não são necessariamente iguais às nossas.
Apresentamos aqui uma metodologia baseada em critérios objetivos, que acreditamos será uma contribuição eficaz para uma aprovação mais rigorosa e fundamentada de uma mensagem publicitária.

Adequação da mensagem ao alvo

É um dos pontos-chave de uma comunicação eficaz. Trata-se de conhecer as potenciais reações, interesses e expectativas do público a quem nos dirigimos, e adequar a comunicação, bem como a forma de comunicar com este público.

Adequação da mensagem aos objetivos publicitários

Deverá haver um equilíbrio entre as expectativas do público-alvo e os objetivos de comunicação da ação. Pense se a campanha está coerente com esses objetivos (ex: reforço da notoriedade da marca, aumento das vendas).

Adequação da mensagem à promessa

Como é sabido, uma mensagem publicitária deve, implícita ou explicitamente, conter uma promessa pela utilização de um produto, seja satisfazer uma necessidade, resolver um problema ou identificar-se com um dado grupo. A mensagem e todo o “ambiente” da campanha deverão refletir essa promessa.

Simplicidade e capacidade de atração e convicção

Deve-se evitar “massacrar” o leitor ou espetador com excesso de informação, não “querer dizer tudo” pois dessa forma “não fica nada” na mente do potencial consumidor. Ele deve ser cativado de uma forma simples, criativa e positiva.

Proposta CriativaCaracterísticas distintivas e originalidade

No contexto da comunicação, a procura da diferença poderá, ou não, ser derivada tanto da própria exclusividade do produto e/ou da própria essência ou forma dessa comunicação.

Credibilidade

Esta é uma questão mais complexa que se prende com a marca em si. Uma mensagem credível é não só aquela que traduz uma promessa que se pode concretizar, mas também a proveniente de um emissor com suficiente credibilidade e reconhecimento público.

Efeito sobre a memorização

A memorização de uma mensagem será uma consequência da solução criativa encontrada e também da frequência com que ela é emitida.

Compatibilidade e coerência entre os suportes selecionados

A escolha dos suportes de comunicação deve respeitar a coerência das mensagens, do produto, do público-alvo, do tempo/espaço, bem como procurar a eficácia através da escolha criteriosa dos suportes tendo em conta a medição das respetivas audiências.

Compatibilidade com o posicionamento de marketing

A opção por uma determinada estratégia criativa deverá ser coerente com o posicionamento pretendido e assumido pela empresa.

Custo/Orçamento

Exija sempre, que a sua agência encontre a melhor otimização possível entre o budget disponível e o nível de retorno máximo da campanha.