As mensagens publicitárias, sendo suscetíveis de diversas interpretações e com elevado grau de subjetividade, desempenham hoje um papel fundamental nas empresas, devendo a sua apreciação ser baseada em critérios objetivos.
Assim sendo, alertamos os diretores de marketing e gestores para terem muito cuidado com a avaliação das campanhas de publicidade e materiais de comunicação que lhes sejam propostos, não se devendo deixar influenciar apenas pela sua apreciação pessoal de agrado ou desagrado. Uma mensagem publicitária é construída atendendo a um dado público-alvo, do qual se esperam determinadas reações e interpretações, as quais não são necessariamente iguais às nossas.
Apresentamos aqui uma metodologia baseada em critérios objetivos, que acreditamos será uma contribuição eficaz para uma aprovação mais rigorosa e fundamentada de uma mensagem publicitária.
É um dos pontos-chave de uma comunicação eficaz. Trata-se de conhecer as potenciais reações, interesses e expectativas do público a quem nos dirigimos, e adequar a comunicação, bem como a forma de comunicar com este público.
Deverá haver um equilíbrio entre as expectativas do público-alvo e os objetivos de comunicação da ação. Pense se a campanha está coerente com esses objetivos (ex: reforço da notoriedade da marca, aumento das vendas).
Como é sabido, uma mensagem publicitária deve, implícita ou explicitamente, conter uma promessa pela utilização de um produto, seja satisfazer uma necessidade, resolver um problema ou identificar-se com um dado grupo. A mensagem e todo o “ambiente” da campanha deverão refletir essa promessa.
Deve-se evitar “massacrar” o leitor ou espetador com excesso de informação, não “querer dizer tudo” pois dessa forma “não fica nada” na mente do potencial consumidor. Ele deve ser cativado de uma forma simples, criativa e positiva.
Características distintivas e originalidadeNo contexto da comunicação, a procura da diferença poderá, ou não, ser derivada tanto da própria exclusividade do produto e/ou da própria essência ou forma dessa comunicação.
Esta é uma questão mais complexa que se prende com a marca em si. Uma mensagem credível é não só aquela que traduz uma promessa que se pode concretizar, mas também a proveniente de um emissor com suficiente credibilidade e reconhecimento público.
A memorização de uma mensagem será uma consequência da solução criativa encontrada e também da frequência com que ela é emitida.
A escolha dos suportes de comunicação deve respeitar a coerência das mensagens, do produto, do público-alvo, do tempo/espaço, bem como procurar a eficácia através da escolha criteriosa dos suportes tendo em conta a medição das respetivas audiências.
A opção por uma determinada estratégia criativa deverá ser coerente com o posicionamento pretendido e assumido pela empresa.
Exija sempre, que a sua agência encontre a melhor otimização possível entre o budget disponível e o nível de retorno máximo da campanha.
Somos especialistas em Soluções de Branding e Design para PME's, desde 2000. Somos exigentes, criativos, profissionais e apaixonados por design!
Fale connosco!
